EPOPEIA BEQUEANA


Alfredo Muradas Dapena - Aluno 54-022


Dezembro de 1954. Seis alunos da EPCAR partem de trem para as férias no sul do país: 54-020 Arnoldo Alves Herbstrith, 54-021 André Gasmirtsuk Tosmann, 54-022 Alfredo Muradas Dapena, 54-023 Antônio José Sá Brito de Almeida, 54-061 Horácio Francisco Misiec e 54-093 Mário Kalfelz.

A partida de Barbacena, foi num domingo no Baiano, trem que vinha da Bahia em direção a São Paulo.

Na segunda feira, a tarde, trocamos de estação e de trem em São Paulo.

Na saída, de São Paulo, o trem estava tão cheio que nos acomodamos, com malas, na plataforma externa do vagão.

Com a descida de passageiros, fomos nos acomodando em bancos, um de frente para o outro, a fim de acomodarmos os pés no assento do outro.

Na época, cada estado tinha sua própria empresa ferroviária com exceção do Paraná e Santa Catarina que a ferrovia era administrada pelo governo federal desde a Guerra do Contestado. Nessa ferrovia as locomotivas ainda eram as do tempo da guerra, antigas e pequenas, necessitando de duas para puxar o trem. Ocorre que haviam pontes que suportavam o peso de apenas uma locomotiva o que obrigava a parar o trem, passar uma locomotiva e depois o resto do trem juntando a outra locomotiva após a passagem da ponte.

Nas subidas o trem reduzia tanto a velocidade que permitia que descêssemos e corrêssemos ao lado do trem.

Como naquela época o uso geladeira ainda estava em seus primórdios, o vagão restaurante possuía um galinheiro e as galinhas eram sacrificadas somente a cada refeição.

Num dado instante escapou o engate de um vagão sendo segurado pelas correntes de segurança. Com o tranco foi arrancada a plataforma do vagão correio. O trem parou, voltando de marcha a ré até um desvio, sendo o vagão danificado passado para o final do trem e a viagem continuou.

O Misiec foi o primeiro a descer. Desceu em Mafra, SC, na quarta feira. Eu desci em Cruz Alta, RS, na quinta feira pela manhã. A tarde desceram em Santa Maria, o Tosman, para pegar o trem para Quarai e o Almeida para pegar o trem para Alegrete. A tardinha desceu o Herbstrith em Cachoeira do Sul. A noite desceu o Kalfelz em Porto Alegre, destino final da viagem.

Foram percorridos cinco estados.

É uma história BEQUEANA


Escrito pelo único sobrevivente. RJ 05/09/2021

54.022 Dapena AM