O DOMÍNIO DO AR E A LÍNGUA PORTUGUESA

A contribuição da língua portuguesa para o domínio do ar.

1º ATO - A humanidade durante milênios percorreu a superfície terrestre. Terras e mares. Somente em duas dimensões. Olhava para cima e via as nuvens e os pássaros. A fumaça subia. De cima vinham as gotas de água.

No dia 5 de agosto de 1709, perante D. João V e a corte portuguesa o Padre, nascido em Santos, Bartolomeu Lourenço de Gusmão fez seu pequeno balão subir vinte palmos. Nesse instante a humanidade passou a usufruir da terceira dimensão do espaço. Ele fez um instrumento que subia verticalmente.

2º ATO - Quase dois séculos depois, outro nascido de rincão de praticantes da língua portuguesa, Alberto Santos Dumont, fez com que o instrumento do primeiro, que subia verticalmente também deslocasse horizontalmente. Foi no dia 20 de setembro de 1898, quando evoluiu nos céus de Paris, nos céus do mundo, o primeiro dirigível de Santos Dumont. Foi a primeira vez na história da humanidade que uma aeronave deslocou-se propulsionada por uma hélice aérea girando usando a energia do petróleo. Seu grande invento: O Propulsor Aéreo. Ele colocou uma hélice num motor a petróleo. Com isso ele comprovou a dirigibilidade dos balões, vencendo o Prêmio Deutsch, fez decolar um aparelho mais-pesado-que-o-ar, o 14bis, deslocou um aerobarco no Rio Sena e empurrou ladeira acima esquiadores nos Alpes Suíços. Até hoje, as aeronaves deslocam-se propulsionadas por hélices movidas pela energia do petróleo. As turbinas são constituídas fileiras de pás de hélices.

3º ATO - Passou duas décadas e mais uma vez temos a contribuição da língua portuguesa. As viagens aéreas sobre as águas eram sempre de um território terrestre para outro território terrestre. Dois bravos marinheiros aviadores lusos desbravaram os oceanos aéreos do planeta. Entre 30 de março e 17 de junho de 1922, Carlos Viegas GAGO COUTINHO e Artur de SACADURA Freire CABRAL cruzaram o Atlântico Sul.

O grande feito foi no dia 18 de abril de 1922. Decolaram de S. Tiago, em Cabo Verde, voaram 11 horas e 21 minutos percorrendo 1.681 quilômetros sem ver terra e encontraram o penedo de São Pedro, uma pedra de 200 metros de extensão com 15 metros de altura. Na época, um feito inacreditável para a aviação. Eles entregaram para a humanidade o desbravar do Oceano aéreo que envolve o planeta.

Com o primeiro a humanidade passou a usufruir da terceira dimensão do espaço.

Com o segundo passou a dominar a terceira dimensão.

Com os últimos, passou a usufruir do oceano de ar que envolve o planeta.