PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL.

MAS SÓ ISSO?

A aviação começou a 23 de outubro de 1906 com um voo de 60 metros pelo 14bis de Santos Dumont. No mês seguinte 220 metros também no 14bis. E os pioneiros foram aumentando as distancias sempre sobre a superfície terrestre.

Em 25 de julho de 1909, o francês Louis Blériot ousou enfrentar os mares. Voou 33 quilômetros saindo da França e encontrando as costas da Grã-Bretanha, do outro lado do Canal da Mancha.

Em 23 de setembro de 1913, chegou o vez de outro francês, o pioneiro Roland Garros, ousar sair da França, Europa, e chegar as costas da África, atravessando o Mar Mediterrâneo, em 7 horas e 53 minutos.

Em maio de 1919 foi a vez dos norte americanos ousarem realizar a primeira travessia aérea do Atlântico, no caso: o Norte. Três hidroaviões da Marinha dos Estados Unidos partiram de Nova Iorque para a Terra Nova. De Terra Nova para os Açores foram apoiados por 21 navios colocados de 60 em 60 milhas. Dos Açores seguiram as costas da Europa até seu destino: Lisboa. Somente um dos três aviões chegou a Lisboa.

Era assim que se enfrentavam os mares.

No dia 18 de abril de 1922, os aviadores da Marinha de Portugal, Gago Coutinho e Sacadura Cabral saíram do Arquipélago de Cabo Verde, voaram 11 horas e 21 minutos, somente sobre água, sem nenhum contato com algo sólido, e chegaram ao destino, os Penedos de São Pedro, um bloco de pedra de apenas 200 metros de extensão e 15 metros de altura, onde um navio os esperava para reabastecimento. Uma distância de 908 milhas náuticas.

O feito de Gago Coutinho e Sacadura Cabral foi possível porque eles desenvolveram uma boia de magnésio que lançada do avião, quando atingia a água, emitia fumaça que permitia avaliar a direção e intensidade do vento e um “Corretor de Rumos¨ que indicava a proa que a aeronave devia seguir para corrigir a deriva provocada pelo vento.

Naqueles tempos os navios utilizavam sextantes para manterem as rotas observando a inclinação das imagens dos astros. Os navios estão apoiados nas superfícies das aguas. O avião sofre oscilações dos movimentos dos ares. Gago Coutinho desenvolveu um horizonte artificial que adaptado ao sextante permitia indicações mais precisas dos astros. Ele controlou a rota pela observação da inclinação do Sol.

Antes desse dia eles mesmo fizeram uma viagem, Lisboa a Funchal na Ilha da Madeira para testar os equipamentos criados por eles. Encontraram as Ilhas de um arquipélago.

Nesta viagem em que comemoraram o Centenário da Independência do Brasil eles saíram de Lisboa, no dia 30 de março de 1922 e após 8 horas e 37 minutos e percorrendo 718 milhas chegaram ao Arquipélago das Canárias. Encontraram um arquipélago com dezenas de ilhas a sua frente.

A outra grande etapa foi com destino ao Arquipélago de Cabo Verde. Encontraram, a sua frente, outro grande arquipélago com dezenas de ilhas.

Finalmente chegou o grande dia de 18 de abril. Realizaram algo inacreditável para a época. Essa possibilidade era um segredo guardado nas cabeças de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Somente eles sabiam que isso era possível.

É MUITO POUCO DIZER:"PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL."

MUITO MAIS AUTÊNTICO É DIZER: "PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA OCEÂNICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, DE MANEIRA AUTÔNOMA, ISTO É USANDO APENAS OS RECURSOS TRANSPORTADOS A BORDO DA PRÓPRIA AERONAVE".

ELES ABRIRAM PARA A HUMANIDADE: OS CAMINHOS ATRAVEZ OS OCEANOS AÉREOS QUE ENVOLVEM O PLANETA.




Rio de Janeiro, 27 de junho de 2022


Alfredo Muradas Dapena
alfredomdapena@gmail.com